terça-feira, 14 de setembro de 2010

Theory of Happyness

Ele chegou no hora correta, colocou uma maleta que estava aparentemente vazia na mesa, abriu virou ela para o publico, arrumou e limpou os oculos, deu uma sacudida nos ombros, pegou o microfone e disse com ar de brincalhão:

 -Alguem ae tem a formula da felicidade? não? ninguem? por favor, ninguem sabem pelo menos como preparar?
Aposto que todos desse salão sabem, e aposto mais, aposto que todos que saber como usar essa formula, mas não sabem como.

O Publico para em um silencio constrangedor e olha com olhar de tristeza para o palestrante...

Ele olhou para todos os lados do publico seleto para aquele dia, e perguntou com incistencia e com o mesmo tom cômico:

 -Todos aqui são felizes, correto? vamos concordar que sim, só pelo fato de estarem vivos é um motivo paraestarem alegres, afinal com todas essas coisas do mundo ai a fora, vocês nessa noite são sortudos de estarem com vida nessa bela casa.
Eu quero que levantem a mão, quem de vocês se auto realizaram na vida?
Somente 3 das 40 pessoas naquele lugar levantaram a mão.

Insistente, continuou seu raciocinio:
 -Agora, laventem a mão quem segue uma vida pacata em seu cubiculo, por que pra mim suas casas nada mais passam de cubiculos.
30 estenderam a mão timidos, receiosos até.

Perceberam? digam-me.

Ninguem se pronunciou.

 -Pois bem, a pergunta crucial, o que diferencia vocês que levantaram a mão em coro, do que os gatos pingados que estenderam a mão lá em cima?
A diferenca esta no que vocês quiseram seguir na vida, seja por "maria vai com a outras" ou por desejos rapidos que quando são satisfazidos, se enjoam rapido.
Ninguem, repito ninguem, exceto claramente, os 3 que levantaram a mão em minoria, se perguntaram o que queriam fazer da vida, ou montaram seus objetivos, foram por escolhas obvias demais, ou simplesmente pelo famoso "salario grande".
Nunca foi de me admirirar, o fato de milhares de pessoas cometerem suicidio ao uma certa idade mediana, unicamente por que não eram felizes com suas casas, seus trabalhos, seus chefes, seus amigos etc...
O denominador comun, ah! a tal da felicidade, como eu disse no começo vocês tem ela, como em muitos dos casos, guardada ou esperando um momento que nem mesmo a pessoa sabe quando vai chegar.
Queria dizer umas coisas essenciais hoje para vocês, senhoras e senhores, vocês infelizes com a vida de agora, podem muito bem mudar a qualquer momento, só basta vocês terem força, não precisa ser de vontade, e sim de mudança, de ação, de vitoria.
Já se imaginaram felizes, por algum instante de tempo? apoosto que sim, e alem disso, aposto que tentaram, mas se decepcionaram com o que encontram mais a frente no caminho.
Para ser feliz, não é preciso ganhar na loto, matar alguem e roubar tudo do tal finado, ou ter mil coisas, vocês só precisam parar tudo que fazem agora, não totalmente, mas aos poucos, e começarem tudo do zero novamente adaptando o que vocês conquistaram até hoje, ou com suas habilidades.
Mas, uma parcela não levantou a mão nem por que eram felizes, ou infelizes, para todos esses, uma regra e uma ordem, se moldem enquanto ainda estão em tempo, e procurem o que vocês realmente querem, para esses uma otima noite.

O grupo neutro se despediu, deixando somente "felizes" e "infelizes".
O palestrante se voltou para a maleta e com toda um certo cuidado pegou a e a colocou em seu colo, de modo que a parte de dentro ficasse visivel a todos, e começou a falar novamente:

 -Vamos supor que esta linda maleta aqui vazia seja a vida de vocês, mas obviamente ela esta vazia, por que sera? por que é a vida dos que acabaram de sair, quando a vida deles fechar e não tiver o fator felicidade dentro, de nada serviu a compra dela e o cuidado do artesão que fez essa maleta.
Mas agora vamos imaginar como seria a maleta dos infelizes.

Uma jovem de rosto corado e olhos azuis trouxe um balde cheio de coisas e ele continuou.

 -Como a vida de vocês é agora? digam para mim.

 -Uma merda.
 -Uma droga.
 -Um saco.
 -Uma completa bagunça.

A cada palavra o palestrante foi colocando um objeto que simbolizava aquilo que o publico dizia.

 -Ok! vocês falaram tudo que vocês acham que a vida de vocês é, mas como toda maleta que se preze, ela precisa ser fechada.

A maleta simplesmente não fechou.

 -Viram, ela não fechou, por que vocês não conseguiram se organizar, ou foram fazendo opçoes a torto e direito e colocando em suas maletas.
Agora, os felizes, digam para mim como vai a vida de vocês:

 -Uma maravilha.
 -Divina.
 -Uma grande alegria.

Como na fase anterior ele colocou tudo que simbolizava dentro da maleta e ela fechou sem nem precisar forçar.

 -Ai esta a parte que eu quero chegar, a maleta deles fecham com coisas organizadas, e uteis, se algum dia cobrarem em uma inspeção como a maleta e vocês esta, parabens, vocês irao passar com honra ao mérito
Tirando a parte dinamica, e partindo para a parte que mais interessa, o que manda é, saber se transformar, saber ser aquilo que você quer ser, sem aceitar criticas ou oposiçoes, seja aquilo que você quer, como eu ja disse para todos não precisa passar uma grande boracha em tudo que vocês já fizeram até aqui, mas contornem e virem para o outro lado da estrada, unicamente com o que vocês tem agora.
Se vocês tem um trabalho ruim mas de salario bom, otimo, continuem nesse, mas procurem o dos seus desejos, entre nele e peça demissão do outro, mas não repentinamente, se garanta no novo trabalho.
Se vocês tem amigos ruins, sem problemas tambem, começe a conheçer os amigos dos amigos atuais, as vezes vocês podem se identificar, se não consiguirem nada, lembrem-se do ditado, antes só do que mal acompanhado.
E as mulheres ou homens que vivem ao lado de vocês, se isso estiver ruim tambem, sem problemas larguem delas(es), sejam corajosos, metam a a cara em alguma festa ou não sei aonde, e descubram a pessoa que vai te satisfazer sem questionar ou até mesmo te magoar.
Como nota final, desejo a todos uma otima noite, e sejam felizes, muito obrigado pela participação de vocês.

O publico aplaudiu de pé, e ele se retirou com um ar de mais uma grande vitória.

(Rapaziada, o post de hoje é de uma palestra das qual eu participei há alguns anos, e quis postar aqui, mas logico com algumas modificiações-ções-ções-ções, e se algum dia eu tiver a oportunidade, eu darei uma palestra do jeito que eu acabei de escrever para algum publico, em algum momento da vida, até lá, pretendo fazer algo de impacto)

Nenhum comentário: